Ir para o conteúdo principal

O potencial econômico de Paranaguá

2308-PortoGuará-Wiki01.jpg

Paranaguá é um importante centro econômico e populacional do litoral paranaense, que influencia direta e indiretamente os demais municípios do estado.

Município mais populoso do Paraná

Conhecida como Mãe do Paraná, a cidade de Paranaguá é a mais antiga e populosa do estado. Fundado em 1648, o município tem uma importância econômica histórica no Paraná, originada nos produtos primários direcionados ao comércio externo.

Paranaguá concentra uma grande circulação de pessoas, serviços e mercadorias pelas vias terrestre e marítima, exercendo bastante importância no cenário nacional graças a uma população bem ativa e à mão de obra qualificada. O PIB da cidade se aproxima de R$ 13,6 bilhões, sendo 63,7% desse valor referentes a serviços, 27,8% a participações da indústria, 8,3% à administração pública e 0,2% à agropecuária.

Mercado portuário

Em Paranaguá, a chegada e a saída de mercadorias via mar ocorrem desde a época do Brasil Império (1872). No século XX, os portos de Paranaguá acompanharam o comércio exterior e foram fundamentais para grandes movimentos das economias paranaense e brasileira, como os ciclos da madeira, do café e de insumos agrícolas (açúcar e soja).

Foi o contexto das operações portuárias que possibilitou melhorias na infraestrutura do litoral paranaense, por exemplo, a abertura de estradas (BR-277) e da ferrovia Curitiba-Paranaguá, bem como proporcionou a expansão urbana, a geração de empregos e o aumento do fluxo migratório.

Atualmente, as operações portuárias no Paraná são responsáveis pela maior parcela da exportação de grãos (soja e milho) do país. Com a movimentação de cargas, o trabalhador portuário contribui na vida econômica da região e no desenvolvimento de todos ao seu redor.

Segundo o Ministério do Trabalho, Paranaguá é a segunda cidade com mais trabalhadores portuários do Brasil. No município, são mais de 4.100 pessoas registradas como portuários, o que representa 11,3% da força de trabalho da cidade. Sozinho, esse grupo injeta mais de R$ 231 milhões na economia local, todos os anos.

Turismo

Cada vez mais, o turismo paranaense demonstra o significativo crescimento do estado no cenário nacional. Em 2023, o setor cresceu 11%, registrando a segunda maior alta do Brasil. Em parte, essa ascensão se deve à diversidade do turismo náutico, que oferece diferentes atividades nos rios e nas praias do estado, bem como às atividades portuárias, que possibilitam o embarque e o desembarque de turistas — fazendo a economia local girar a cada nova chegada de passageiros.

Em Paranaguá, a maior concentração de turistas se dá na Ilha do Mel, o destino mais procurado por aqueles que visitam a cidade. O local é o segundo mais visitado no Paraná e um dos que mais movimentam o turismo local.

O turismo religioso é outro forte braço na economia parnanguara. A cidade abriga a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, o maior festejo religioso do Sul do Brasil e o terceiro maior do país.


Rede Magic • Copyright © 2022