Skip to main content

Destaques arquitetônicos em Paranaguá

Paranaguá conta com grandes obras arquitetônicas que fazem parte da história do litoral paranaense, do estado do Paraná e do Brasil. Confira algumas delas a seguir!

Palácio Visconde de Nácar

No Centro Histórico de Paranaguá, o Palácio Visconde de Nácar conta a história da Cidade Mãe do Paraná e do estado. Por volta de 1840, o edifício foi construído tendo em vista sediar o Governo do Paraná, às vésperas da emancipação do estado. Entretanto, a escolha de Curitiba como capital fez com que o palacete se tornasse a moradia do Visconde de Nácar, Manuel Antônio de Guimarães.

Até hoje, essa imponente construção simboliza o período aristocrático e a nobreza local da época. O palácio já recebeu figuras históricas do país, como o imperador Dom Pedro II e a princesa Isabel, e nos seus interiores guarda diversos trechos da história do Brasil Império, em corredores ou adornos que remetem à arquitetura imperial.

Em sua arquitetura, destacam-se materiais que datam de quase dois séculos, como grades inglesas, granitos importados, janelas portuguesas e o busto da República, além do busto do Visconde de Nácar, fabricado em bronze. Atualmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Palácio Visconde de Nácar já foi sede do Paço Municipal e do Poder Legislativo.

Teatro Rachel Costa

Localizado na Rua Quinze de Novembro, o Teatro Rachel Costa é outro ponto arquitetônico de alta relevância histórica em Paranaguá, tendo sido construído com pedras retiradas da Igreja do Bom Jesus dos Perdões, que foi demolida em 1938. Atualmente, é um espaço cultural de referência e recebe cursos, concertos e apresentações de artistas de todo o Brasil.

Por mais de um século, a bela edificação foi propriedade particular – o antigo casarão da família Veiga. Posteriormente, foi reformada e, em 2012, reinaugurada pela Prefeitura de Paranaguá como Teatro Municipal Rachel Costa. Seu nome homenageia a professora e pianista Rachel de Souza Pereira da Costa, personalidade que contribuiu imensamente para a cultura de Paranaguá.

Museu de Arqueologia e Etnologia

Um dos principais pontos turísticos de Paranaguá, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) se destaca como o primeiro museu universitário do estado do Paraná.

Sua construção data de 1755, tendo em sua origem abrigado o Colégio Jesuíta de Paranaguá – fato que concedeu ao local uma importância representativa da arquitetura jesuítica do século XVIII no Sul do Brasil.

Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e, posteriormente, inaugurado em 1963 como museu. O edifício é tido como um importante monumento arquitetônico para a compreensão da história do Paraná, de modo que sua arquitetura colonial também se tornou um elemento de atração para os visitantes do museu.

Atualmente, o MAE-UFPR é composto por um acervo de cerca de 80 mil peças, divididas em quatro coleções – Arqueologia, Cultura Popular, Etnologia e Documentação Sonora, Visual e Textual –, das quais fazem parte itens diversos, como artefatos coletados em pesquisas etnológicas e arqueológicas, em especial realizadas no Paraná.


Rede Magic • Copyright © 2022