Ir para o conteúdo principal

Curiosidades históricas sobre Paranaguá

Cercada de belezas naturais e heranças culturais, Paranaguá possui inúmeras curiosidades que contam a sua história. A cidade foi fundada em 1648 e é a mais antiga do estado, o que lhe concedeu o título de Cidade Mãe do Paraná.

Cidade Mãe do Paraná

A cidade de Paranaguá é reconhecida como o lugar onde o Paraná começou a ser povoado, em 1550. A capital paranaense, por sua vez, avançou para o nível de vila somente 45 anos depois de Paranaguá.

O nome da cidade tem origem no tupi-guarani, sendo atribuído à região pelos povos indígenas que ali habitavam – em sua língua, “Paranaguá” significa “enseada do mar” ou “grande mar redondo”. Atualmente, a cidade se destaca como a maior do litoral paranaense, possuindo cerca de 155 mil habitantes, além de ser um importante polo de desenvolvimento econômico do Paraná.

Ilha da Cotinga: o início de tudo

A Ilha da Cotinga é habitada até hoje pelos povos indígenas nativos, que preservam seus costumes, e foi onde a história do Paraná começou, após a descoberta de ouro no local. A partir disso, começaram a se formar povoados e, em 1648, foi fundada a Vila de Nossa Senhora do Rocio de Paranaguá – que veio ser reconhecida com o status de cidade somente em 1842.

A Ilha da Cotinga é um lugar cheio de mistérios e não só marcou a história da exploração do ouro no Brasil como também compreende ruínas e heranças dos primeiros povos que habitaram as terras paranaenses.

Riquezas históricas

Ao longo do Centro Histórico de Paranaguá, diversas edificações centenárias carregam elementos que contam o começo da colonização do Paraná, caracterizando-se como importantes pontos turísticos da região. Assim, guardam a história e o orgulho do povo parnanguara em igrejas, casarões coloridos e ladeiras com uma arquitetura singular.

A Rua da Praia é um dos locais onde estão preservadas edificações históricas de Paranaguá. Caminhando por suas calçadas de paralelepípedos, é possível apreciar cada uma dessas construções. Entre elas estão o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, construído no início do século XX em homenagem à padroeira do Paraná, e a Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, a igreja mais antiga do estado.

O Mercado Municipal do Artesanato é outro ponto de destaque no Centro Histórico de Paranaguá. A construção possui um estilo neorrenascentista e antigamente funcionava como o mercado de peixe da cidade. Atualmente, é um espaço de vendas do artesanato típico da região e também recebe outras atividades comerciais.

Destaque na engenharia mundial

Projetada pelos irmãos Rebouças e construída entre 1880 e 1885, a Ferrovia Curitiba–Paranaguá foi considerada uma das obras de engenharia mais ousadas do mundo à época. A ferrovia possui 14 túneis escavados na rocha, 41 pontes e viadutos de estrutura metálica, extensão de 110 km e foi concebida para atravessar a Serra do Mar, ligando o planalto paranaense ao litoral do estado.

Seu projeto começou a ser discutido em 1870, no período imperial, e hoje ela é a única conexão ferroviária entre o Porto de Paranaguá e as regiões produtoras do Paraná e do Centro-Oeste. Um evento histórico para o litoral paranaense foi a visita de D. Pedro II ao lançamento da pedra fundamental do edifício da Estação Ferroviária, em 1880.


Rede Magic • Copyright © 2022