A história de Paranaguá através de suas construções
Entre importantes ruas, edifícios e palacetes, o município de Paranaguá abriga diversas construções que trazem heranças do passado e contam partes de sua história.
Catedral de Nossa Senhora do Rosário
A Catedral de Nossa Senhora do Rosário ocupa um espaço essencial e simbólico na história de Paranaguá e do Paraná. A santa que dá nome à chamada Igreja Matriz recebe o afeto e a devoção da comunidade parnanguara desde os primórdios da cidade.
Dividida em quatro partes – nave, capela mor, sacristia lateral e torre –, a edificação possui traços arquitetônicos neogóticos, além do estilo colonial português, registrando marcos da colonização portuguesa em terras paranaenses.
Original do século 18, é considerada um dos edifícios mais antigos do Paraná, sendo o primeiro edifício católico do estado e o primeiro do Brasil dedicado à Nossa Senhora do Rosário. É, também, um marco populacional da região – acredita-se que veio dos primeiros habitantes e administradores europeus a escolha de dedicar a igreja precursora do povoado à santa que a nomeia.
Palacete Mathias Böhn
Na famosa Rua da Praia, o Palacete Mathias Böhn se destaca entre as obras locais tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A construção foi executada entre o fim do século 18 e o início do século 19 e é um marco da arquitetura luso-brasileira.
Originalmente, o Palacete Mathias Böhn possuía dois pavimentos, um destinado ao uso comercial e outro a fins residenciais, característica comum nas construções da época. Ao longo dos anos, o palacete foi sede da Prefeitura de Paranaguá, da Câmara Municipal, da Agência de Rendas e da Alfândega Portuária.
Em tempos antigos, o Palacete Mathias Böhn era um forte ponto de comércio na Rua da Praia. Atualmente, o edifício integra o conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Paranaguá e abriga o Centro Cultural da Unespar, que possui fins artísticos, educacionais, técnicos e científicos.
Mercado Municipal do Café
Construído no século 19, o Mercado Municipal do Café foi concebido em ferro fundido e mistura os estilos neoclássico, art nouveau e classicista.
Antigamente, o Mercado Municipal funcionava como o Mercado de Peixes da cidade, nos padrões da arquitetura portuguesa. Atualmente, é um dos pontos gastronômicos mais tradicionais de Paranaguá, concentrando refeições à base de frutos do mar, artesanato local e comida típica do litoral paranaense.
Entre os pratos diariamente servidos a habitantes e turistas, o Mercado Municipal é o local certo para degustar pastéis variados, banana recheada e os tradicionais bolinhos de camarão.
Nenhum comentário