Lugares históricos em Paranaguá
Os lugares históricos de Paranaguá resguardam memórias, costumes e fatos curiosos sobre a antiga Cidade Mãe do Paraná.
Clube literário
Um renomado ponto da cidade é o Clube Literário de Paranaguá, fundado em 1872 por um grupo de intelectuais com o intuito de sediar encontros culturais. Desde a sua formação, o clube foi frequentado por personalidades parnanguaras notórias nas áreas de ciências, letras, música e artes.
No fim do século XIX e início do século XX, o clube ficou conhecido por promover bailes luxuosos e requisitados para a alta sociedade e recebeu grandes personalidades, como d. Pedro II e a princesa Isabel, nos imponentes salões da sede original.
Desde então, foram vários os endereços do clube, até chegar ao atual. Hoje, ele está localizado na Rua Farinha Sobrinho e sedia eventuais encontros culturais, como feiras, recitais e lançamentos literários.
Fonte de Cima
A Fonte de Cima, ou Fontinha, como também é chamada, é a construção militar em alvenaria mais antiga do município. Construída no século XVII, ela foi o primeiro reservatório de água do litoral e abasteceu a vila e o povoado de Paranaguá por mais de 200 anos.
A edificação contém fortes traços coloniais e foi erguida com pedras que serviram de lastro para os navios da época. No subsolo da fonte se encontra o acesso para uma galeria que atravessa a cidade de Paranaguá em sentido leste-oeste, até a região de Porto dos Padres. Em 1964, a fonte foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.
Casa Dacheux
Uma referência histórica e arquitetônica de Paranaguá é a casa da família Dacheux, que remonta ao século XIX e está situada no Centro Histórico da cidade. A construção se destaca pela estrutura típica do período colonial, mesclada a uma estética nova e eclética. A casa foi restaurada pelo poder público em 2009 para recuperar alguns elementos originais do edifício, como as portas com vergas em canga.
A parede dos fundos, o telhado e outros elementos da estrutura revelam a arquitetura inicial do projeto. Atualmente, a casa Dacheux funciona como um espaço cultural na cidade, recebendo exposições artísticas e oficinas culturais.
No Comments