Bens tombados em Paranaguá
Paranaguá é um município que concentra inúmeras riquezas naturais e históricas, muitas delas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Serra do Mar
A grandiosa Serra do Mar paranaense é uma cadeia montanhosa que se estende por 1.500 km ao longo do litoral leste/sul, abrangendo cidades como Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Paranaguá.
Em território paranaense, a serra abriga as maiores elevações do Centro-Sul do Brasil, por exemplo, o Pico do Paraná, que possui 1.992 m de altura. A área foi tombada em 1986 e conta com 386 mil hectares de unidades ambientais diferenciadas no que diz respeito à vegetação peculiar, aos vales intermediários, ao planalto e à planície costeira.
Estação Ferroviária de Alexandra
A Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba foi construída entre os anos de 1880 e 1885 e guarda uma história centenária. Originalmente, o projeto da estrada incluiu cinco estações, entre elas a estação de Alexandra.
Essa estação passou a atender a trens e serviços em 1882 e atualmente se destaca como a única obra do século XIX que se manteve intacta desde a data de sua construção. No ano de 2008, o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná (CEPHA) aprovou o tombamento da estação ferroviária.
Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres
No canal da barra do norte, que dá acesso à Baía de Paranaguá, está erguida a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. Originalmente, esse ponto turístico situado na Ilha do Mel era composto de elementos como muralhas de sustentação de terraplanagem, capela, casa de pólvora, casa do comandante e calabouços com abóbadas.
Em 1875, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná indicou o tombamento da Ilha do Mel, que foi decretado pelo Estado o Paraná como forma de preservar a paisagem, a fauna e a flora locais.
Setor Histórico de Paranaguá
Às margens do Rio Itiberê, o Setor Histórico de Paranaguá resguarda uma herança formada por uma paisagem própria e por ruas e vielas repletas de sobrados coloniais e casarios coloridos e centenários. As construções presentes representam um importante legado para a cidade, como a antiga fonte e as igrejas, por exemplo.
No ano de 1990, o Setor Histórico de Paranaguá foi tombado como Patrimônio Cultural pelo Estado do Paraná. O local representa um dos assentamentos urbanos mais antigos do Sul do Brasil e compreende raras obras arquitetônicas que remontam aos séculos XVIII e XIX. Isso levou o Iphan a efetivar o tombamento do Setor Histórico em 2009.
No Comments