Aspectos culturais de Paranaguá
Paranaguá é a cidade mais antiga do estado e a principal do litoral paranaense, destacando-se não só por ser uma região portuária estratégica, mas também pelos inúmeros aspectos culturais que compõem sua identidade.
Cultura marítima
Cidade portuária, Paranaguá tem a sua cultura marítima exaltada e celebrada de diversas formas. Uma delas é através da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, evento religioso que traz importantes tradicionalismos da região e se consolidou como um dos principais do calendário local, sendo também considerado como a segunda maior festa de Paranaguá.
A programação do festejo inclui novenas, shows artísticos, queima de fogos e uma bela procissão marítima. Em seu significado, a festa revive a devoção à Nossa Senhora dos Navegantes, que remete aos anos 1950, época em que os parnanguaras recebiam a imagem da santa em uma procissão, vinda da Ilha do Mel.
Em Paranaguá, naquele período, a tradição de celebrar a santa protetora dos viajantes marítimos era acompanhada de orações nas casas dos parnanguaras, celebrações de missas e um festejo no primeiro domingo de fevereiro.
Fandango
O fandango caiçara combina o fandango ibérico com danças carijós e se destaca em todo o litoral paranaense, sendo uma das principais manifestações folclóricas do estado. Esse estilo musical e de dança chegou ao litoral do Paraná em cerca de 1750, com os primeiros colonos açorianos.
Trata-se de uma manifestação tão rica que conta com cerca de 30 estilos diferentes registrados, próprios de cada região onde é dançado. Em Paranaguá, ele é celebrado na Festa do Fandango: um grande evento que integra oficinas de técnicas musicais, coreografias e mesas de debate sobre o fandango caiçara.
Nenhum comentário