Ir para o conteúdo principal

O histórico de importações e exportações e sua importância na expansão econômica de Paranaguá e do Paraná

Na história da exportação e importação do Paraná, o município de Paranaguá desempenhou um papel fundamental nos avanços econômicos e estruturais do estado.

Marcos históricos de importação e exportação no Paraná

  • Na década de 1930, o Porto de Paranaguá começou a atuar como um dos principais do Brasil. Ele agregou melhorias estruturais e a construção de docas, que atraíam mão de obra e influenciavam a dinâmica urbana.
  • No início do século XX, o estado do Paraná se uniu ao processo de expansão econômica do café. O produto produzido no oeste paulista era escoado para os portos paranaenses pela linha férrea, cujos ramais pertenciam a Paranaguá e Antonina. Nessa época, o Porto de Paranaguá se tornou o principal ponto de exportação do café paranaense.
  • Na década de 1940, a expansão da fronteira agrícola desencadeou um novo ciclo econômico em Paranaguá, fazendo com que o porto da cidade liderasse as exportações da época. Nesse período, Paranaguá se tornou a porta de entrada para a importação de insumos e maquinários agrícolas para fomentar a agricultura intensiva no interior do estado.
  • Com o passar dos anos, o litoral paranaense foi alvo de projetos de infraestrutura que fortaleceram o escoamento de importações e exportações feitas pelo Porto de Paranaguá, bem como a ampliação dos sistemas rodoviário e ferroviário do município.
  • Em 1969, a BR-277 foi inaugurada com uma extensão de 732,2 km do Porto de Paranaguá até Foz do Iguaçu. Essa ligação favoreceu o escoamento da produção madeireira e do setor agrícola.

Rede Magic • Copyright © 2022