Manifestações culturais de Paranaguá
A riqueza cultural da região de Paranaguá é muito diversificada e se manifesta em danças, procissões e trabalhos feitos à mão.
Romaria do Divino Espírito Santo
A Romaria do Divino Espírito Santo é uma celebração de origem portuguesa bastante popular no litoral paranaense, especialmente na Ilha dos Valadares. De cunho religioso, ela ocorre geralmente entre a Páscoa e o dia de Pentecostes.
Em Paranaguá, a romaria visita as casas da região e das ilhas próximas espalhando bênçãos, promessas e pedidos anexados pelas pessoas nas bandeiras do Divino com fitas de cetim. A música dessa manifestação é produzida com voz, viola, caixa e rabeca, e tem como base melodias bem elaboradas, passadas de geração a geração.
Cavalo de cesto
O cavalo de cesto é uma expressão cultural típica do Carnaval parnanguara. Considerado um gênero derivado do famoso boi de mamão, o evento é conhecido por ter uma musicalidade própria e bem percussiva e por abordar temas variados a cada ano, com viés elogioso ou satírico.
Artesanato
O artesanato de Paranaguá carrega diversas influências culturais e se caracteriza pelo uso de palha, madeira, barro e fibras vegetais, sendo a cerâmica, a cestaria e o entalhe as principais técnicas do artesanato nativo.
Essas matérias-primas possibilitam a confecção de itens domésticos, instrumentos musicais, brinquedos, objetos de decoração, entre outros. A prática artesanal é muito forte, sobretudo, na Ilha da Cotinga, uma das mais conhecidas nas proximidades de Paranaguá.
Nenhum comentário