Construções religiosas em Paranaguá
Diversos templos religiosos guardam um pedaço da história de Paranaguá, cidade que exerceu uma forte influência no contexto religioso do Paraná, sendo o município com maior tradição de culto à padroeira do estado, Nossa Senhora do Rocio.
Igreja Matriz
A capela de Nossa Senhora do Rosário foi construída em Paranaguá no período do ciclo da mineração, em 1578, por devotos que queriam homenagear a santa. Foi a primeira igreja católica a ser edificada em solo paranaense e a primeira no Brasil dedicada à Nossa Senhora do Rosário, o que lhe concedeu o título de Igreja Matriz.
Ela também é um marco do povoado e da Vila de Paranaguá, que, na época, se expandiu ao redor da capela. No ano de 1863, a capela recebeu a benção como nova Igreja Matriz, pelo bispado de São Paulo. Em 1967, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Atualmente, a igreja se encontra no Largo Monsenhor Celso, no Centro Histórico de Paranaguá.
Igreja de São Benedito
Construída por devotos de São Benedito na primeira metade do século XVII, foi a primeira dedicada a este santo no Sul do país. É utilizada para missas, casamentos, batizados e sedia a festa de São Benedito, que ocorre entre o fim de dezembro e o início de janeiro.
Trata-se de um marco da colonização da região Sul e é uma das edificações no estilo colonial brasileiro mais autênticas do Paraná. Em 1962, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná e, em 1967, pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em seu interior, encontra-se um valioso acervo sacro, também tombado.
Santuário da Padroeira do Paraná
Na Praça Luiz Xavier – atual Praça Padre Thomas Sheehan –, no bairro do Rocio, foi construído em 1813 o Santuário da Padroeira do Paraná, às margens da Baía de Paranaguá. O edifício foi reformado com o tempo e atualmente recebe milhares de fiéis durante todo o ano, que mantêm uma devoção de quase três séculos à Virgem do Rocio.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas
Uma das mais antigas do Paraná, a Igreja da Ordem Terceira fica situada na Rua XV de Novembro, no Centro Histórico de Paranaguá. Foi construída no século XVIII pela Ordem Terceira de São Francisco para ser o templo católico da aristocracia imperial de Paranaguá, sendo considerada a igreja da elite parnanguara da época.
Possuía um átrio contíguo e um cemitério de sacerdotes e crianças. Ao longo do século XIX, atravessou diversas reformas. Em 1991, passou a receber atividades culturais, como exposições artísticas e peças teatrais.
Destacam-se em sua arquitetura uma torre barroca executada em pedra, que data de 1841, e obras de cantaria. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná e pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Igreja da Ordem Terceira preserva as raízes de Paranaguá e é um motivo de orgulho para a comunidade local.
Nenhum comentário