Ir para o conteúdo principal

Riqueza histórica: influências culturais de Paranaguá

A riqueza de Paranaguá foi construída ao longo dos séculos pela influência de inúmeros povos e acontecimentos históricos – mistura de heranças que se reflete até hoje em diversos aspectos da cidade, desde sua arquitetura até sua gastronomia.

Influências espanholas

Um dos mais notáveis patrimônios culturais de Paranaguá é o fandango, dança de origem espanhola que chegou ao litoral paranaense com os primeiros casais de colonos açorianos, por volta de 1750.

Na época, ele passou a ser uma das principais manifestações praticadas no entrudo – festejo luso-brasileiro semelhante ao carnaval –, por aqueles que buscavam rememorar sua pátria.

Influências europeias

As influências portuguesas são parte da história de Paranaguá. A vinda dos portugueses à Cidade Mãe do Paraná em busca de ouro, no século 17, foi o marco do povoamento do estado do Paraná. Paranaguá mantém diversos resquícios da colonização portuguesa, como na culinária local, em pratos como o barreado, muito famoso no litoral paranaense.

Outra herança portuguesa se reflete na arquitetura da cidade. Paranaguá recebeu diversas influências neoclassicistas, movimento que predominou na Europa do século 18 ao 19. Edificações como a Câmara Municipal, o prédio comercial da Rua XV de Novembro e o Palacete Visconde de Nácar se destacam na cidade portuária por suas fachadas com azulejos e molduras de vãos em cantaria, clássicos do neoclassicismo. Além, é claro, dos conjuntos de casas com fachadas multicoloridas.

Construído no século 19 com ferro fundido, o Mercado Municipal do Café também carrega essas influências arquitetônicas, somadas aos estilos art nouveau e classicista. Nos tempos antigos de Paranaguá, o edifício funcionava como o mercado de peixe da cidade, nos padrões da arquitetura portuguesa.


Rede Magic • Copyright © 2022