O patrimônio arquitetônico da Rua da Praia
Conhecida como a Cidade Mãe do Paraná, Paranaguá é a cidade mais antiga do estado. O município começou a ser ocupado por volta do ano 1550 na Ilha da Cotinga, e, com o passar do tempo, a comunidade foi se expandindo para áreas mais estruturadas, movimento que deu origem aos casarios situados às margens do Rio Itiberê.
É no Centro Histórico de Paranaguá que se concentra grande parte da rica herança histórica da cidade, como a Rua da Praia: uma região que reúne diversos pontos turísticos e pode ser percorrida a pé, em paralelo com a margem do rio.
A arquitetura da Rua da Praia
É nessa rua que se encontra a maioria dos sobrados coloniais, casarios coloridos e centenários que expõem linhas e formas da arquitetura portuguesa, traços que podem ser vistos principalmente na fachada das edificações. –.
Mais destaques no Centro Histórico
Já o Mercado do Artesanato é um destaque arquitetônico no Centro Histórico de Paranaguá por seus belos detalhes e pelo imponente relógio que se sobressai em sua torre. Restaurados, esses elementos são símbolos do mercado e da sua construção, datada de 1914.
A Praça Newton Deslandes de Souza, por sua vez, exibe um belo mural sacro de São Francisco das Chagas, criado pelo artista parnanguara Emir Roth. A paisagem noturna da região cria uma atmosfera bucólica e charmosa para moradores e turistas.
Nenhum comentário