Ir para o conteúdo principal

Paranaguá e o comércio global

O estado do Paraná tem um desempenho crescente no mercado de movimentação de cargas.

Destaque na exportação de soja

No ano de 2024, o Porto de Paranaguá liderou a movimentação de soja. De acordo com o Comex Stat, 37,5% da exportação de soja feita pelo Brasil saíram através do empreendimento no mês de janeiro.

Relações comerciais com a China

A China tem sido o principal destino das cargas de soja movimentadas pelo Porto de Paranaguá, sendo que, no primeiro trimestre de 2024, a exportação dessa mercadoria registrou um aumento de 105%, dobrando para 3,2 milhões de toneladas.

Recorde no setor de contêineres

Em 2024, o Terminal de Contêineres de Paranaguá atingiu 1 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados.

Escoamento de cargas por outros estados via Paranaguá

O atual panorama de movimentação de cargas em Paranaguá também mostra que o porto paranaense vem sendo cada vez mais usado pelos estados brasileiros para o escoamento de cargas. Entre 2019 e 2024, essa atividade saltou de 6,6 milhões de toneladas para 11,3 milhões, o que corresponde a um aumento de 70% nesse período.

Porto Guará frente às importações e exportações no Paraná

O projeto do Porto Guará tem como objetivo fomentar a economia regional através do potencial portuário de Paranaguá.

O empreendimento foi projetado para atender à crescente demanda de movimentação de cargas por meio de uma operação multimodal, que manterá a capacidade do Paraná em continuar sendo um dos principais corredores de transporte portuário do país.

Além de suprir o aumento de demandas do setor, o Porto Guará oferecerá um maior nível de serviço e mais eficiência operacional, que são de suma importância para a atratividade e a competitividade no setor e nas exportações brasileiras como um todo.


Rede Magic • Copyright © 2022