Porto Guará e a segurança alimentar mundial
Segurança alimentar
A segurança alimentar é uma pauta de extrema relevância para todas as nações, abrangendo importantes questões, como a disponibilidade e distribuição adequada de alimentos, a estabilidade do mercado alimentício e o acesso a mercados internacionais.
Nesse contexto, o Brasil se destaca como um importante exportador de alimentos, com forte participação no mercado internacional. Com políticas voltadas a melhorias na segurança alimentar da população, o país protagonizou uma expansão de mercado interno que tem sido fundamental para o seu crescimento econômico.
Nesse quesito, o grande destaque do país é a exportação agrícola, cuja participação no mercado internacional é notoriamente crescente.
Porto Guará e a segurança alimentar
O Porto Guará foi projetado com foco na segurança alimentar mundial e será uma ponte entre o Brasil e o mundo. O projeto irá consolidar a atuação de Paranaguá como peça-chave para a cadeia nacional de suprimento de alimentos, produtos e serviços no ramo do comércio exterior.
O complexo portuário vai permitir a expansão de atividades de importação e exportação em Paranaguá, atuando com grande diversidade de produtos de interesse dos consumidores e dos setores produtivos nacionais – desde granéis sólidos agrícolas, como a soja, até líquidos, como combustíveis.
O empreendimento prevê uma operação contínua, de 24 horas por dia, o que irá resultar em uma capacidade de movimentação de 16 milhões de toneladas/ano de grãos para exportação; 2,5 milhões de toneladas/ano para grãos de importação; 4 milhões de toneladas/ano de granéis líquidos; e 9 milhões/ano de toneladas de contêineres.
Produtos diversos passarão pelas estruturas portuárias do Porto Guará e serão armazenados em seus terminais, garantindo a eficiência logística entre os modais marítimo, rodoviário e ferroviário. O projeto tem como grande objetivo oferecer um elevado nível de serviços e operações, gerando atratividade e competitividade para o setor das exportações brasileiras como um todo.
No Comments