Crescimento econômico com o Porto Guará
Em projetos de infraestrutura, a promoção do crescimento econômico e de melhorias estruturais na região é fundamental para o sucesso do empreendimento. Assim, o processo projetual do Porto Guará envolveu pesquisas sobre o contexto econômico de municípios como Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Pontal do Paraná, Guaratuba e Paranaguá, tendo sido analisados aspectos econômicos, populacionais, históricos, culturais e de infraestrutura de cada cidade.
Contexto econômico de Paranaguá
Paranaguá foi escolhida por ser um importante centro econômico e populacional do litoral paranaense, além de possuir relevância histórica para o setor portuário. A cidade influencia direta e indiretamente os demais municípios da costa do Paraná e concentra 52% da população do litoral do estado. Essa grande circulação de pessoas, serviços e mercadorias pelas vias terrestre e marítima tem grande importância para a economia local.
Influência econômica do Porto Guará
Por meio da movimentação da indústria portuária em Paranaguá, o Porto Guará irá promover a expansão da infraestrutura e da economia do município. O desenvolvimento levado pelo projeto será orientado por pilares da sustentabilidade, estando em conformidade com as legislações e os regulamentos do setor, como em relação ao uso e ocupação do solo, ao zoneamento econômico-ecológico do litoral e ao planejamento urbano de Paranaguá.
Assim, um dos reflexos do projeto será a geração de empregos em diversos setores da economia, estando previstos até 6.500 empregos diretos e indiretos desde a sua fase de planejamento até a sua operação. Entre essas oportunidades, estarão inclusas posições para todos os níveis de formação.
Além disso, um diferencial do Porto Guará quanto à geração de empregos é que a maioria das pessoas contratadas serão de Paranaguá ou do entorno. Desta forma, o empreendimento irá valorizar a mão de obra local e potencializar os benefícios da geração de renda para a região.
No Comments