Melhorias urbanas previstas pelo Porto Guará para Paranaguá
Em Paranaguá, o Porto Guará chega para elevar o potencial portuário do município, junto com uma série de melhorias urbanas e estruturais previstas por esse projeto moderno e completo.
Novo acesso ferroviário
No Paraná, o desenvolvimento do setor portuário proporcionou, com o tempo, diversas melhorias na infraestrutura do litoral, por exemplo, a abertura da estrada BR-277 e da Ferrovia Curitiba-Paranaguá.
Com instalação na região do Imbocuí, o Porto Guará prevê um novo ramal de acesso ferroviário sem interferências em nível e sem quebra de composições, com sistemas de carga e descarga de vagões especializados.
Um ramal com 4,366 km de extensão vai interligar o Porto Guará à Ferrovia Curitiba-Paranaguá, podendo comportar até 70% da carga total movimentada pelo empreendimento.
Revitalização
Outra melhoria prevista pelo Porto Guará será um acesso rodoviário realizado pela Estrada Velha de Alexandra. Ele será implantado entre o km 11 da BR-277 e o local do empreendimento, sendo desenvolvido ao longo de 8.410 metros.
Cerca de 75% do trajeto desse acesso será feito sobre a Estrada Velha de Alexandra, que contemplará faixa de rolamento, pavimentação, acostamento e ciclovia, sinalização e iluminação pública em toda a sua extensão, em alinhamento com os objetivos do planejamento urbano de Paranaguá.
Menor interferência no tráfego urbano
A instalação do Porto Guará em um trecho anterior ao centro de Paranaguá representa menor interferência no tráfego urbano, pois a entrada e a saída do empreendimento podem ocorrer sem que os caminhões adentrem a região central da cidade.
Desde a sua concepção, o Porto Guará foi projetado para atender à demanda de movimentação de carga em longo prazo e para comportar o aumento de fluxo de caminhões e trens, evitando conflitos com o tráfego da área urbana de Paranaguá.
No Comments