A influência do turismo marítimo na economia de Paranaguá
De dezembro de 2023 a março de 2024, o litoral paranaense foi ponto de embarque fixo na temporada de cruzeiros da MSC pela América do Sul. A estimativa é de que a chegada de navios com 40 mil turistas tenha injetado mais de R$ 20 milhões na economia local.
Foram duas paradas do navio MSC Lirica no Porto de Paranaguá, uma em 1º de dezembro de 2023 e a outra no dia 8 de março de 2024. Estima-se que cada parada tenha levado ao embarque de 400 passageiros em Paranaguá, aproximadamente.
Essa foi a primeira vez em que navios de cruzeiros que transitam pela Baía de Paranaguá possibilitaram o embarque e o desembarque de pessoas, uma iniciativa fundamental para fomentar o turismo do litoral e, consequentemente, a economia local. Para o próximo ano, a MSC já confirmou que Paranaguá estará novamente na rota de seus navios.
Turismo de negócios com o Porto Guará
Em Paranaguá, as atividades portuárias têm aumentado o turismo de negócios, atraindo pessoas com fins profissionais para visitar o município. Em diferentes segmentos, o turismo é fundamental para fortalecer a economia local e valorizar ainda mais as singularidades do litoral paranaense.
Na região do Imbocuí, o Porto Guará potencializará o turismo de negócios, especialmente em Paranaguá. A vinda de pessoas com objetivos profissionais tende a aumentar a demanda por serviços de hospedagem e gastronomia, contribuindo indiretamente para a economia local.
O projeto do Porto Guará também está de acordo com o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná, cujo objetivo é discutir propostas e programas que potencializem a região por meio do turismo, da expansão da economia e da qualidade de vida.
Nenhum comentário