Ir para o conteúdo principal

Planos e programas estaduais aderidos pelo Porto Guará

Planos e programas estaduais aderidos pelo Porto Guará.jpg

Com localização em Paranaguá, município mais populoso do litoral paranaense, o Porto Guará foi concebido para promover a expansão econômica de toda a região, a partir de um projeto compatível com as legislações e os regulamentos do setor portuário e, ainda, com diversos planos e programas estaduais.

Planos e programas estaduais aderidos pelo Porto Guará

- Zoneamento Ecológico-Econômico do Paraná (ZEE-PR): disciplina o uso e a ocupação do território paranaense. O projeto do Porto Guará está de acordo com a legislação de uso e ocupação do solo.


- Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (PDS Litoral):
discute propostas e programas que potencializem a região em questões relativas ao turismo sustentável, à qualidade de vida e à expansão da economia, com base nas demandas e peculiaridades locais. O projeto do Porto Guará tem como objetivo fomentar a economia regional através do potencial portuário de Paranaguá.


- Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO):
instrumento de planejamento da administração do porto que visa ao estabelecimento de estratégias e metas para o desenvolvimento racional e a otimização do uso de áreas e instalações do porto organizado. O Porto Guará está fora do porto organizado, mas em área de expansão portuária, conforme o Plano Diretor do Município.


- Faixa de infraestrutura
: ligação de 23km que visa conectar a PR-407 à Ponta do Poço (Zona Especial Portuária), em Pontal do Paraná. O projeto do Porto Guará direciona o fluxo para a região portuária de Paranaguá, evitando a necessidade de abertura de nova via de acesso na região, minimizando, dessa forma, o impacto sobre os balneários, sobre o turismo e sobre a área de floresta atlântica.

- Nova Ferroeste: projeto que visa implantar uma estrada de ferro entre Maracaju (MS) e Paranaguá (PR), contando ainda com um ramal entre Cascavel (PR) e Foz do Iguaçu (PR). O projeto do Porto Guará cria opções para o escoamento da produção e da demanda prevista para a Nova Ferroeste, tornando atrativa a viabilização do empreendimento ferroviário.

 

- Ampliação da capacidade da Av. Ayrton Senna (Paranaguá): projeto que visa à restauração e à ampliação da capacidade de tráfego e acessibilidade no trecho urbano da Av. Ayrton Senna, em 8,1 km de extensão, entre a continuação da BR-277 e o Porto de Paranaguá. O projeto do Porto Guará estará em área situada antes da cidade de Paranaguá, contribuindo, dessa forma, para a diminuição do trânsito no centro e nas principais vias de Paranaguá.


- Ponte Caiobá-Guaratuba:
ponte que ligará o município de Guaratuba e o balneário de Caiobá. O projeto do Porto Guará não prevê interferência na região.


- Ligação Guaraqueçaba-Antonina:
definição do tipo de pavimentação que a estrada PR-405 poderá receber e de estratégias para promover a integração intermunicipal sem incentivar a exploração descontrolada de recursos naturais e ocupações irregulares em torno da rodovia. O projeto do Porto Guará não prevê interferência na região.


- Trapiches na Ilha do Mel:
os trapiches das praias de Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel, estão em reforma para ampliação. O projeto do Porto Guará não prevê interferência na região.


- Base náutica em Guaratuba:
o governo do estado do Paraná recebeu a cessão de uma área da União para implantação da Base Náutica de Guaratuba. O projeto do Porto Guará não prevê interferência na região.

- Revitalização da orla de Matinhos: projeto executivo de revitalização da orla do município de Matinhos. O projeto do Porto Guará não prevê interferência na região.


Rede Magic • Copyright © 2022