Movimentação de granéis sólidos bate recorde em Paranaguá
A Portos do Paraná divulgou dados que indicam que a movimentação de granéis sólidos no Porto de Paranaguá aumentou sua produtividade nos primeiros meses de 2024.
Recorde de movimentação de granéis sólidos em Paranaguá
Mesmo com a frequência de chuvas desse período, os trabalhadores do porto conseguiram aumentar em 10% a produtividade do complexo, um número que expressa um recorde.
Na ausência de chuva, a produção do porto chega à marca de 220 a 230 mil toneladas em um único dia de clima favorável em comparação aos dias chuvosos, quando são operadas apenas 20 a 30 mil toneladas.
Ainda assim, de janeiro a maio de 2024 a Portos do Paraná movimentou 16,8 milhões de toneladas em exportações, o que representa 715 mil toneladas a mais que em 2023. Nesse período, o grão de soja e o açúcar a granel foram os que mais demonstraram crescimento, sendo que o segundo aumentou em 104% de 2023 para 2024.
Movimentação de cargas no Porto Guará
Em sinergia com o Porto de Paranaguá, o Porto Guará atenderá à crescente demanda de movimentação de cargas por meio dos modais ferroviário, rodoviário e marítimo, mantendo o Paraná como um dos principais corredores de transporte portuário do país.
Na região do Imbocuí, em Paranaguá, o Porto Guará virá para atender às necessidades do mercado de exportação e importação, com foco em uma logística mais efetiva interligando cargas e destinos, gerando menor impacto à vizinhança.
O projeto prevê operação de 24 hora por dia, o que resultará em uma capacidade de movimentação de: 16 milhões de toneladas/ano de grãos para exportação; 2,5 milhões de toneladas/ano para grãos de importação; 4 milhões de toneladas/ano de granéis líquidos e 9 milhões de toneladas de contêineres.
Dessa forma, o Porto Guará ampliará a capacidade logística das operações portuárias na região litorânea, mantendo o estado do Paraná como um dos principais corredores de transporte portuário do país.
Nenhum comentário