O fortalecimento da relação portuária entre Paranaguá e o Paraguai
Há 67 anos, a Portos Paraná mantém uma sólida parceria entre o Paraguai e o litoral paranaense.
Histórico
A primeira área exclusiva para cargas paraguaias foi situada em armazéns da Vila da Madeira, no município de Paranaguá. Com o passar dos anos, o espaço foi transferido para outras regiões e, atualmente, está situado no cais do Porto de Paranaguá, no Armazém 8.
Relação comercial
O armazém é exclusivo para a movimentação de mercadorias destinadas ao Paraguai sem tributação de cargas, permitindo o armazenamento em recinto alfandegado.
Atualmente, as cargas rolantes são as mais movimentadas no local, entre elas acessórios agrícolas, caminhões, carros e tratores. Além desse espaço exclusivo, o Paraguai também faz movimentação de cargas via contêineres.
O armazém exclusivo ajuda a fortalecer os laços entre o Paraná e o país vizinho, trazendo vantagens tributárias e facilidades logísticas para as exportações do Paraguai.
Reflexos da parceria no estado e no país
O volume de cargas paraguaias movimentadas através do Porto de Paranaguá cresce a cada ano. Essa parceria reduz o tempo das operações e os custos logísticos, facilitando a importação e a exportação de diversos produtos, estreitando laços entre Brasil e Paraguai.
Com o surgimento de projetos como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a Nova Ferroeste, o estado do Paraná poderá ser novamente a principal porta de entrada e saída do Paraguai para o mar, tornando-se essencial para o desenvolvimento econômico do país.
Nenhum comentário