Ir para o conteúdo principal

Ilhas para desbravar em Paranaguá

Ilhas para desbravar em Paranaguá - Porto Guará.jpg

Cercada de praias, vegetação e belezas naturais, Paranaguá compreende diversas ilhas que convidam moradores e turistas a se aventurar e viver momentos únicos em meio à natureza.

Ilha dos Valadares

A 400 metros do centro de Paranaguá, a Ilha dos Valadares ocupa uma área de 2,8 km² à margem do Rio Itiberê. Repleto de contos e lendas, o local é majoritariamente habitado por pescadores que guardam tradições e se dedicam à pesca artesanal, prática predominante no litoral paranaense.

A Ilha dos Valadares carrega consigo uma grande riqueza imaterial, sendo um dos pontos de Paranaguá que mais preservam a cultura caiçara. Entre o presente e heranças do passado, o local é um ótimo ponto para conhecer costumes típicos da cultura da região, como o fandango – dança típica do litoral do Paraná –, o barreado e o artesanato local, que utiliza a cerâmica, a cestaria, entre outras práticas.

A ilha é marcada por manguezais que podem ser explorados via caiaque e por praias que se encontram entre a transição do rio para o mar, como a praia Mar de Lá, de beleza única. O acesso à Ilha dos Valadares ocorre via barco pelo Rio Itiberê, ou através de uma passarela que liga a ilha ao centro histórico de Paranaguá.

Ilha de Eufrasina

A oeste da Baía de Paranaguá, a Ilha de Eufrasina se destaca por sua abundante beleza natural. Esse belo destino é composto por praias de areia, formações rochosas e uma atrativa orla que convida os visitantes a se refrescarem nas águas do litoral paranaense.

A Ilha de Eufrasina é permeada por uma considerável área preservada de Mata Atlântica. Na região, estão presentes áreas de agricultura caiçara e trechos para a prática de trekking. Além disso, é possível fazer trilhas de todos os níveis de dificuldade pela exuberante mata local, se refrescar em rios de água doce e cristalina ou mesmo remar até a ilha vizinha em canoas caiçaras acompanhado de um instrutor.

A paisagem de Eufrasina é composta por ilhas, canoas e uma casa de farinha, convidando a passear pelas tranquilas áreas da comunidade local, interagir com a natureza, pernoitar nas aconchegantes pousadas da região e relaxar nas águas da Baía de Paranaguá.

Ilha da Cotinga

Localizada bem próximo a Paranaguá, a Ilha da Cotinga é considerada como o primeiro território paranaense a ter sido habitado, tendo sido o lugar onde os colonizadores se estabeleceram durante o início da ocupação do estado do Paraná.

Cheia de mistérios, ela guarda vestígios em ruínas que registram os primórdios da civilização paranaense. Até hoje, é habitada por indígenas nativos, que preservam costumes e tradições de seu povo.

No local também se encontra a primeira igreja do Paraná, construída em 1677, no ponto mais alto da Cotinga. O acesso a esse templo histórico se dá por meio de uma longa escadaria rústica de pedra, que leva até a Ermida de Nossa Senhora das Mercês e proporciona uma incrível vista do mar e da cidade. Já o acesso à ilha pode ser feito através de barcos, partindo do mercado público de Paranaguá.


Rede Magic • Copyright © 2022