Parques para conhecer em Paranaguá
A Baía de Paranaguá se encontra cercada de áreas verdes, regiões preservadas e parques que revelam as belezas naturais do litoral paranaense.
Parque Estadual do Palmito
Uma das unidades de conservação presentes em Paranaguá é o Parque Estadual do Palmito, que compreende 1.782 hectares de vegetação nativa. Seu nome provém de seu principal intuito: conservar as espécies nativas palmito-juçara e palmito-pupunha por meio da silvicultura, com o objetivo de preservar a Mata Atlântica e assegurar a sustentabilidade local dessas espécies.
O Parque Estadual do Palmito também compreende uma estrada de 6.500 metros de extensão, que se estende até o Rio dos Correias. À margem deste, é possível encontrar áreas de manguezal, com fauna e flora características.
Além disso, a região abrange a Trilha Neuton, a Trilha do Jacu e uma trilha interpretativa no interior da Mata Atlântica. Nesta última, há diversas espécies de árvores de grande porte, como jerivás e figueiras, bem como ambientes formados por bromélias, orquídeas e demais espécies da fauna local.
Na unidade de conservação, eventualmente ocorrem atividades de educação ambiental, como na trilha interpretativa. As ações buscam informar a comunidade e reiterar a importância da preservação da Mata Atlântica, dos recursos hídricos e do solo.
Parque Nacional de Saint Hilaire/Lange
O Parque Nacional de Saint Hilaire/Lange compreende os municípios de Paranaguá, Matinhos, Morretes e Guaratuba. O nome do local homenageia o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire e o biólogo e ambientalista paranaense Roberto Ribas Lange. Situado na área-núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o parque abrange um dos trechos florestais mais bem preservados do país.
A região conta com diversas espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção e unidades típicas da Mata Atlântica, como a Floresta Ombrófila Densa Submontana e a Floresta Ombrófila Densa Altomontana.
O Parque Nacional de Saint Hilaire/Lange está localizado em uma área de grande relevância ecológica e compõe um importante elo na composição do Mosaico dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos do Litoral Sul de São Paulo e do Litoral Paranaense.
Na porção sul da Serra do Mar, o parque compreende desde áreas de 10 metros acima do nível do mar até montanhas da Serra da Prata. No parque, a vegetação local também exerce um importante papel na manutenção do microclima da região.
Nenhum comentário