Praças para conhecer em Paranaguá
Praça Fernando Amaro
Inaugurada em 1906 e construída em homenagem ao poeta parnanguara Fernando Amaro de Miranda, a Praça Fernando Amaro é uma das mais belas de Paranaguá. Ela foi estrategicamente construída próximo à estação ferroviária e é um ponto onde periodicamente ocorrem apresentações musicais e artísticas marcantes.
O local se tornou um ponto central da cidade e costuma atrair olhares dos turistas e visitantes, graças ao seu belo coreto, construído em 1914, e aos bustos de bronze em homenagem a Getúlio Vargas e ao Monsenhor Celso Itiberê da Cunha.
Praça 29 de Julho
Também conhecida como Praça de Eventos Mário Roque, a Praça 29 de Julho foi inaugurada em 1998, no aniversário de 350 anos de Paranaguá. Ocasionalmente, ela reúne turistas e a comunidade parnanguara para eventos gastronômicos, musicais, artísticos, esportivos ou religiosos.
É considerada como um dos portais de entrada do turismo na cidade, visto que é por onde chegam os passageiros dos navios que atracam no porto. No local, um elemento que chama a atenção dos turistas é o rosto esculpido no chafariz da praça, que representa a inauguração da água encanada em Paranaguá, em 1914.
Praça Eufrásio Correia
No Centro Histórico de Paranaguá, a Praça Eufrásio Correia faz referência a Manoel Eufrásio Correia, figura pública parnanguara que ocupou cargos como deputado provincial e presidente da assembleia provincial do Paraná. Todas as terças-feiras, ocorre nesta praça a Feira da Lua, que oferece gastronomia e artesanato locais.
Praça Rosa Andrade
A Praça Rosa Andrade se destaca como um ponto simbólico de Paranaguá, tendo sido o local onde iniciaram as atividades portuárias parnanguaras. Construída no início do século XIX, carrega o título de lugar mais romântico da cidade. Isso porque, nas noites de luar, era local onde casais de namorados se reuniam para contemplar a paisagem composta pelo Rio Itiberê.
Ela também é conhecida como Praça do Guincho, já que às margens do rio foi instalado um guincho mecânico que se tornou um embarcadouro para as cargas de barcos vindos das ilhas do entorno. Além disso, atualmente abriga o Centro Gastronômico da Juventude e é um bom local para momentos de pesca, lazer e contemplação dos casarios do centro histórico.
Nenhum comentário