Importação de produtos
Cerca de 95% de toda a importação e exportação de produtos é majoritariamente realizada nos portos brasileiros. Ou seja, grande parte dos eletrônicos, alimentos, peças de vestuário e móveis a que temos acesso desembarcou em um dos portos do Brasil.
Neste cenário, os portos localizados na região Sul do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) registram crescimento recorde, consolidando-se como alguns dos principais vetores do comércio exterior brasileiro. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, os portos da região Sul movimentaram 39,9 milhões de toneladas de cargas no primeiro quadrimestre de 2025, o maior volume já registrado desde o início da série histórica, em 2015.
As vantagens da importação de produtos e matéria-prima para o mercado variam desde valores atrativos até melhor qualidade e inovação. Porém, para que a mercadoria importada chegue ao consumidor final, a logística portuária precisa seguir uma série de processos, que incluem automatização, mão de obra humana e tecnologias.
Como funciona a importação por portos marítimos
Para operar importações de produtos, algumas etapas devem ser seguidas pelas empresas, como a habilitação no RADAR Siscomex, isto é, o Sistema de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros da Receita Federal.
Ele funciona como um cadastro obrigatório para empresas que desejam importar ou exportar no país. Com esse registro, o governo monitora e controla as operações de comércio exterior, garantindo segurança e transparência nas informações fiscais e aduaneiras.
Além disso, para uma importação responsável, é necessária a contratação de fornecedores e parceiros, como o despachante aduaneiro e o agente de cargas.
• O despachante aduaneiro é um profissional especializado em comércio exterior e atua como intermediário entre importadores e órgãos do governo, como a Receita Federal, garantindo o cumprimento de regulamentações e agilizando os processos de importação de mercadorias.
• O agente de cargas trata da documentação e da logística do embarque internacional, garantindo que a mercadoria seja transportada e entregue dentro das condições e prazos estabelecidos.
Outras etapas da importação de produtos incluem a encomenda da mercadoria, o pagamento do câmbio da importação, a inspeção da carga, a liberação alfandegária, a emissão da nota fiscal de importação e a retirada da mercadoria no terminal.
O Porto Guará contará com 1 terminal para importação de granéis sólidos, com 2 armazéns de 100.000 toneladas cada.

Nenhum comentário