As vantagens da importação
A importação de produtos e matéria-prima confere diversas vantagens ao mercado interno de um país, sendo algumas delas:
- Melhor qualidade e inovação: o fortalecimento da economia interna nacional influencia a expansão da capacidade produtiva do país. Isso favorece o desenvolvimento da inovação, que refina as características dos produtos importados. Consequentemente, insumos com alto grau de qualidade contribuem para a competitividade no mercado e agregam valor às empresas nacionais.
- Controle e segurança: a importação direta favorece o controle e a flexibilidade na operação, bem como a segurança no cumprimento de prazos e custos. Para isso, algumas ferramentas utilizadas são zonas secundárias ou inspeções de fábrica, que elevam a segurança nas operações de importação.
- Valores atrativos: outra vantagem de quem importa são preços mais competitivos pelo acesso direto à fonte do fornecimento e a uma variedade maior de fabricantes. Segundo a Intelligent Business Solutions, empresa de consultoria e gestão, a importação direta pode acarretar uma redução de custo de 20% a 30%.
Importações com o Porto Guará
Na região de Paranaguá, o Porto Guará vai estimular a expansão das operações de importação e exportação no município, atuando com uma ampla diversidade de produtos de interesse dos setores produtivos nacionais e dos consumidores.
Entre os produtos movimentados pelo Porto Guará, haverá desde granéis sólidos agrícolas (como soja) até líquidos (como combustíveis e substâncias químicas diversas).
Em regime de condomínio, o Porto Guará terá operação contínua 24 horas por dia, resultando em uma capacidade de movimentação de 16 milhões de toneladas/ano de grãos para exportação e 2,5 milhões de toneladas/ano para grãos de importação.
Nenhum comentário