Otimização da navegabilidade de Paranaguá com o Porto Guará
Paranaguá recebe e exporta mercadorias por via marítima desde o período do Brasil Império, em 1872. De lá para cá, as atividades portuárias passaram a atrair uma grande quantidade de viajantes e trabalhadores à cidade, além de movimentar a economia da região.
Contexto portuário de Paranaguá
Uma das melhorias trazidas pelo setor portuário foi o desenvolvimento da infraestrutura do litoral paranaense, como a abertura da ferrovia Curitiba-Paranaguá e de estradas como a BR-277. Paralelamente, houve uma expansão urbana em Paranaguá, com um maior fluxo migratório e a geração de empregos. Hoje, as operações portuárias da cidade são responsáveis por exportar a maior quantidade de grãos (soja e milho) do Brasil.
O Porto Guará
O Porto Guará irá proporcionar diversas melhorias na estrutura que dá acesso ao empreendimento, ampliando a capacidade de transporte de equipamentos e cargas, otimizando a mobilidade urbana e garantindo a navegabilidade local.
Uma de suas medidas será a adoção de um programa de sinalização, segurança viária e navegabilidade, bem como a realização de dragagens para o aprofundamento ou a manutenção da profundidade das áreas de navegação.
Assim, o empreendimento vem para atender às necessidades do mercado de importação e exportação por meio de uma logística efetiva, interligando a carga a seu destino pelos modais ferroviário, rodoviário e marítimo.
No Comments