Principais tipos de carga no transporte marítimo
O transporte marítimo se distingue dos demais modais porque conduz, por longas distâncias, diversos tipos de cargas por cidades, países e continentes diferentes.
Tipos de carga no transporte marítimo
- Cargas em contêineres: a partir de 1920 houve a inclusão de contêineres no transporte marítimo, evento que revolucionou a dinâmica de operação de cargas tanto na indústria da navegação como no setor portuário. Atualmente, o transporte marítimo é o responsável pelo maior volume de cargas ao redor do mundo, e são os navios porta-contêineres que transportam cargas em contentores, viabilizando a condução de quase todo tipo de mercadoria.
- Produtos a granel: esse tipo de carga homogênea inclui produtos nas formas líquida, sólida e gasosa. Alguns exemplos são grãos e minerais (sólidos), óleo e petróleo (líquidos) e itens gasosos como o gás natural liquefeito.
- Neogranéis: esse tipo de carga é formado por mercadorias homogêneas, com um volume que possibilita o transporte em lotes e em embarque único. São exemplos de neogranéis lingotes de alumínio, placas de aço e fardos de celulose.
- Carga geral solta: engloba volumes acomodados em caixas, sacos, fardos ou engradados. Também inclui volumes não acondicionados, como maquinários industriais, veículos ou blocos de pedra.
Transporte de cargas no Porto Guará
Para o período de 2018 a 2060, o Plano Nacional de Logística Portuária (2019) estimou um aumento de 80% na movimentação de cargas em todo o país.
Nesse setor, o Porto Guará atenderá às necessidades do mercado de exportação e importação com uma logística mais efetiva, interligando cargas e destinos por meio dos modais ferroviário, rodoviário e marítimo.
O empreendimento pretende manter a capacidade operacional do Paraná a fim de continuar sendo um dos principais corredores de transporte portuário do país, com uma organização eficiente, uma infraestrutura moderna e um rápido ciclo de carga e descarga, reduzindo conflitos com o sistema viário do entorno.
Nenhum comentário