Tecnologias para o acesso marítimo
O projeto do Porto Guará foi pensado para atender às necessidades da região e alinhar-se às mais modernas tendências de gestão portuária. A utilização de tecnologias de ponta em todas as etapas da obra permitirá que o porto opere com um elevado nível de eficiência e segurança, garantindo a integridade das cargas e otimizando os processos logísticos.
O Porto Guará representa um importante avanço para a cidade de Paranaguá e para toda a região. Com uma localização privilegiada, próximo a importantes rodovias e ferrovias, o porto tem tudo para se tornar um hub logístico de destaque no país. Com sua ampla infraestrutura e seu acesso marítimo facilitado, será possível receber grandes navios e operar com eficiência, reduzindo custos e o tempo de espera.
Infraestrutura para otimizar o tráfego marítimo
O Canal de Acesso ao Porto Guará tem aproximadamente 29km de extensão, ou 15,66 milhas náuticas, com largura entre 150m e 200m e profundidades dragadas entre 14m e 16m, sendo a mais profunda na entrada do canal.
Conforme ocorram as novas dragagens de aprofundamento previstas para o Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá, serão atendidos navios com calado operacional de até 15,5 metros DHN.
A área de manobras do Porto Guará é dimensionada e aprovada pela Marinha do Brasil para navios com até 368m (LOA) e calado operacional de 15,5 metros DHN, acompanhando as perspectivas do Porto de Paranaguá.
Os estudos de manobrabilidade em simulação real time (NORMAM-11/DPC) certificaram que as manobras dos navios-tipo projetados para o Porto Guará podem ser realizadas em qualquer horário do dia, respeitando as condições ambientais extremas definidas nas simulações e orientações técnicas e de segurança adotadas pela Marinha do Brasil e pela Praticagem de Paranaguá.
Nenhum comentário