Ir para o conteúdo principal

Práticas de dragagem no Porto Guará

Em portos marítimos, a dragagem é uma prática realizada para remover sedimentos do fundo do mar, utilizando equipamentos e procedimentos adequados que garantem o aumento ou a manutenção da profundidade das áreas de navegação.

Além disso, esse processo envolve o armazenamento do material dragado em um porão ou uma cisterna; o extravasamento da água presente no material dragado; e, posteriormente, o transporte do material e sua colocação em uma área de descarte.

Práticas de dragagem no Porto Guará

A cota máxima de dragagem do Porto Guará será no nível -16,00 metros DHN, conforme o planejamento estratégico da infraestrutura marítima dos portos do Paraná. A região escolhida para o empreendimento, no Imbocuí, em Paranaguá, apresentou menor necessidade de dragagem e de intervenções para a viabilização de acessos, em comparação às demais.

O Porto Guará também irá adotar diversas medidas de controle da atividade de dragagem para mitigar impactos na qualidade da água. Isso será feito estritamente dentro dos limites físicos liberados e considerando todas as boas práticas ambientais. Quanto ao acesso marítimo ao terminal, não será necessária a dragagem de um trecho adicional, sendo utilizado o canal já mantido pela autoridade portuária.


Rede Magic • Copyright © 2022