Ir para o conteúdo principal

O acesso ferroviário do Porto Guará e suas facilidades

Ao longo da história, as operações portuárias impulsionaram melhorias na infraestrutura do litoral paranaense, como a construção de rodovias (BR-277) e da ferrovia Curitiba–Paranaguá. Nesse contexto de desenvolvimento crescente, surge o projeto do Porto Guará, terminal portuário que irá otimizar a logística de exportação e importação da região, interligando os modais ferroviário, rodoviário e marítimo.

O acesso ferroviário do Porto Guará e suas facilidades.jpg

Infraestrutura ferroviária

Para atender às necessidades do mercado com uma logística mais eficiente e minimizar o impacto do fluxo de veículos à área urbana da cidade, o Porto Guará terá acesso ferroviário com capacidade de manobras e sistema de carga e descarga de vagões especializados, sem interferências em nível e sem a quebra de composições.

A estrutura ferroviária do Porto Guará foi planejada para receber composições inteiras dentro do terminal, em uma área definida que irá favorecer um ciclo rápido de carga e descarga e visa reduzir conflitos com o sistema viário do entorno.

O complexo portuário está estrategicamente localizado para a integração à ferrovia Curitiba-Paranaguá, por um ramal de aproximadamente 4 km de extensão, de modo a possibilitar que até 70% da carga movimentada seja comportada pelo modal ferroviário. A retroárea do Porto Guará irá dispor de um ramal ferroviário interno, com recepção ferroviária em sistema compartilhado – além de diversos terminais, pátios e vias de circulação interna.


Rede Magic • Copyright © 2022