Navios cargueiros

O navio cargueiro, ou navio de carga, é projetado para o transporte marítimo de mercadorias. Essenciais para a importação e a exportação no comércio internacional, os navios têm capacidade para transportar aproximadamente 20 mil toneladas, mas há modelos capazes de levar mais de 200 mil toneladas ou até 24 mil contêineres de uma só vez.
Os portos do Sul do Brasil recebem uma variedade de navios cargueiros, principalmente os seguintes:
Navios porta-contêineres: medem aproximadamente 300 metros de comprimento e têm capacidade para transportar, em média, 14 mil contêineres de 20 pés (Twenty-foot Equivalent Unit – TEU). Esses navios percorrem as rotas Ásia–Europa e Ásia–Américas e, devido à sua grande dimensão, requerem infraestrutura portuária de alta qualidade.
Navios graneleiros: projetados especificamente para o transporte de cargas a granel, como grãos (milho, soja, trigo etc.), minério de ferro e carvão. Nesse tipo de embarcação, não são necessárias embalagens nem o uso de contêineres, pois os navios possuem grandes porões no convés, onde a carga é despejada diretamente. Também requerem um terminal portuário especializado para carga e descarga.
Navios-tanque: projetados para o transporte de grandes volumes de líquidos a granel. Existem diversos tipos de navios-tanque, como petroleiros, gaseiros e navios de produtos químicos; essas embarcações possuem tanques internos que variam conforme o tipo de carga. Por questões de segurança e prevenção de vazamentos, o abastecimento e o desabastecimento devem ocorrer em área específica ou em um píer privativo.
Navios roll-on/roll-off (Ro-Ro): destinados ao transporte de cargas sobre rodas – carros, motocicletas, caminhões, reboques e equipamentos pesados. Nesse tipo de navio, há rampas integradas para que o carregamento e o descarregamento das cargas possam ser realizados de forma ágil e direta, o que pode simplificar a cadeia logística.
A infraestrutura marítima do Porto Guará
O Porto Guará contará com:
• Píer de granéis sólidos de exportação, com dois berços de atracação (externo e interno) e comprimento de 354 m, podendo receber navios de 300 m (LOA) e 170.000 TPB;
• Píer de granéis sólidos de importação, com um berço de atracação e comprimento de 305 m, podendo receber navios de 240 m (LOA) e 80.000 TPB;
• Píer de granéis líquidos de exportação e importação, com dois berços de atracação (externo e interno) e comprimento de 285,20 m, podendo receber navios de 260 m (LOA) e 115.000 TPB;
• Píer de contêineres, com dois berços de atracação e comprimento total de 687,10 m, podendo receber navios de 368 m (LOA) e 150.936 TPB.
Nenhum comentário