Benefícios da operação do Porto Guará para o sistema de transporte de Paranaguá
Quando em operação, o Porto Guará pretende potencializar o sistema de transporte de Paranaguá a partir da ampliação da malha ferroviária e de sua estrutura viária, que surtirão efeitos positivos para a cidade.
Ampliação da malha ferroviária
Em Paranaguá, projetos como a Nova Ferroeste vão melhorar e ampliar a malha ferroviária do município e do estado do Paraná, com previsão de uso de bitola mista. Esse tipo de estrutura permite que trens de ambas as bitolas cheguem em Paranaguá, gerando maior eficiência operacional.
No projeto do Porto Guará, consta uma ferrovia com bitola métrica para conexão com a ferrovia existente, porém apta à conexão com a futura Nova Ferroeste em bitola mista.
No cenário atual, a bitola métrica prevista para o ramal de interligação do Porto Guará é compatível com a configuração da malha ferroviária que interliga a região portuária de Paranaguá ao interior do estado e, consequentemente, às demais malhas ferroviárias.
Estrutura viária
Em uma localização privilegiada, o acesso rodoviário do Porto Guará se dará via BR-277, antes da área de maior concentração urbana da cidade, a fim de evitar congestionamentos.
Esse diferencial representa menor interferência no tráfego urbano, já que a entrada e a saída do Porto Guará poderão ocorrer totalmente sem que os caminhões adentrem a área urbana central de Paranaguá.
O acesso ferroviário do empreendimento, por sua vez, terá capacidade de manobras sem interferência em nível e sem quebra de composições, com sistemas de carga e descarga de vagões especializados.
Nenhum comentário