As vantagens do transporte ferroviário
O Porto Guará será um complexo multicargas na região do Imbocuí, no município de Paranaguá. O empreendimento atenderá às necessidades do mercado de exportação e importação com foco em uma logística mais efetiva, interligando cargas e destinos por meio dos modais ferroviário, rodoviário e marítimo.
O complexo será interligado à ferrovia Curitiba-Paranaguá por um ramal com 4,366 km de extensão, o qual pode comportar até 70% da carga movimentada pelo empreendimento. O transporte ferroviário assegura boa logística e outras diversas vantagens para o comércio.
Vantagens do transporte ferroviário
- Maior volume de carga: o modal ferroviário é ideal para transportar grandes volumes de carga e de modo mais seguro. Graças aos eixos e vagões, os trens possuem alta capacidade de escoar uma grande quantidade de produtos de uma só vez. Em um único percurso, é possível transportar até 120 toneladas a depender da carga.
- Mais segurança: o transporte ferroviário confere maior segurança ao transporte de mercadorias e menor risco de acidentes. Isso graças à fiscalização preventiva feita no peso de cada vagão para evitar descarrilhamento e tombamentos nas viagens.
- Melhor logística: no transporte de mercadorias, o modal ferroviário enfrenta menor gargalo logístico. Nesse tipo de transporte, o risco de acidentes é menor, bem como problemas ligados ao tráfego de veículos. Tal vantagem facilita o escoamento da produção e garante que o produto chegue preservado em seu destino, podendo ser exportado para qualquer lugar.
- Conservação das cargas: no modal ferroviário, o índice de acidentes, extravios, desperdícios ou roubos é muito inferior em comparação a outros tipos de transporte. Nesta modalidade, a carga chega ao destino com maiores rapidez e segurança, favorecendo a gestão logística das empresas.
- Maior competitividade: devido ao tempo inferior, ao baixo custo, ao maior volume de mercadorias deslocado e à melhor logística, o transporte ferroviário oferece melhor qualidade de operação, segurança e, com isso, maior competitividade.
Nenhum comentário