Granéis líquidos: eficiência e segurança na expedição
A expedição de granéis líquidos é uma operação estratégica para o comércio e a indústria, exigindo precisão, controle e elevados padrões de segurança. No porto marítimo, estes cuidados são essenciais para o transporte eficiente de produtos como combustíveis, óleos e derivados químicos.
Essa etapa logística final envolve a preparação, o carregamento e o envio de produtos líquidos não embalados a partir de terminais de armazenamento até seus destinos finais. O processo exige infraestrutura especializada, como tanques e dutos, além do cumprimento de rigorosas regulamentações de segurança.
A expedição de granéis líquidos compreende, também, as etapas de recebimento e armazenagem, nas quais os líquidos chegam ao terminal por meio de trens ou caminhões e são armazenados em tanques específicos e seguros. No Porto Guará, o sistema de armazenamento, carga e descarga de granéis sólidos e líquidos será 100% interligado aos píeres por meio de correias transportadoras ou tubulações, o que reduzirá significativamente a circulação de caminhões nas operações internas.
Para a operação de granéis líquidos, o Porto Guará contará com um terminal composto por 54 tanques, totalizando uma capacidade estática de 387.000 m³. Além disso, o empreendimento terá ilhas de carregamento e descarregamento, com baias destinadas a caminhões e vagões ferroviários de granel líquido.
O projeto prevê uma operação ininterrupta, 24 horas por dia, o que resultará em uma capacidade de movimentação de 16 milhões de toneladas/ano de grãos para exportação; 2,5 milhões de toneladas/ano de grãos para importação; 4 milhões de toneladas/ano de granéis líquidos; e 9 milhões de toneladas/ano de contêineres.

Nenhum comentário