Alternativas tecnológicas do Porto Guará
O Porto Guará irá atender às necessidades do mercado de importação e exportação proporcionando uma logística mais efetiva para o transporte de cargas através dos modais rodoviário, ferroviário e marítimo. Assim, vem para suprir não somente as crescentes demandas do setor, mas também para oferecer serviços operacionais de nível elevado e promover diferenciais competitivos para as exportações brasileiras como um todo.
Alternativas tecnológicas
Com a proposta de se tornar o projeto portuário mais moderno do Brasil, o Porto Guará contará com soluções técnicas e alternativas tecnológicas para atender com alta eficácia às demandas de importação e exportação do Paraná, da região Centro-Sul e de todo o Brasil.
Alguns dos recursos que irão garantir uma logística inteligente e eficiente são:
- Estrutura ferroviária planejada para a recepção de composições inteiras dentro do terminal, com ciclo rápido de carga e descarga, reduzindo conflitos com o sistema viário do entorno.
- Modal ferroviário com previsão de comportar até 70% da capacidade de movimentação total do complexo.
- Interligações internas que buscam reduzir o fluxo de caminhões no terminal, elevando a eficiência das operações.
- Previsão de uso de equipamentos elétricos, e não a diesel, reduzindo a emissão de poluentes.
- Onshore Power Supply (OPS): o terminal fornecerá energia elétrica aos navios aptos, reduzindo as emissões provenientes da queima de combustível.
- Ferrovia em bitola mista, com bitola métrica para conexão à ferrovia existente, mas apta à conexão com a futura Ferroeste.
Nenhum comentário