Os pilares do Porto Guará
Conectando o presente ao futuro, o Porto Guará traça novos caminhos para ser uma ponte entre o Brasil e o mundo, com alta eficiência logística nas operações.
Segurança
Já nas etapas de estudo, planejamento e instalação de um novo empreendimento, começa a se intensificar a circulação de pessoas em sua área de implantação e no entorno. Por isso, desde a fase de concepção, o Porto Guará tem a segurança como um de seus principais pilares.
A avaliação da localização do porto também considerou como primordiais os aspectos operacionais, ambientais, econômicos e construtivos. Assim, a região do Imbocuí representou a melhor viabilidade socioambiental para o projeto e para a região de Paranaguá.
Desde sua fase projetual, o Porto Guará prevê ações de garantia à integridade das estruturas de transporte e armazenamento, além de medidas de segurança, como a implantação de bacias de contenção de vazamentos, dispositivos para controle de fluxo e sistemas de drenagem e tratamento.
Essas e outras medidas constam no Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR), no Plano de Ação de Emergências (PAE), no Plano de Emergência Individual (PEI) e em demais documentos associados ao projeto.
Emprego
Um dos impactos positivos do Porto Guará será a geração de empregos em diversos setores da economia, desde a fase de planejamento até a operação do complexo. As etapas de implantação e operação do empreendimento, por exemplo, irão demandar grande mão de obra, de diferentes áreas e especializações.
Do início ao fim de sua construção, o projeto prevê a geração de 6.500 empregos diretos e indiretos, incluindo vagas de mão de obra básica, nível médio, especialistas, gerência, administração, entre outras.
Um diferencial do Porto Guará será ter, em todas as suas etapas, a maior parte de seus contratados com origem em Paranaguá e no entorno. Desta forma, o projeto irá potencializar os efeitos positivos da geração de emprego, favorecendo o aumento da renda local e valorizando a mão de obra de Paranaguá e do litoral paranaense como um todo.
Eficiência
Em breve, a região de Paranaguá será contemplada com um novo empreendimento portuário, moderno e projetado para elevar a eficiência dos processos do setor. O Porto Guará se diferencia pela capacidade de receber composições ferroviárias inteiras fora da área urbana da cidade, em uma zona municipal especialmente definida para esse tipo de operação.
O empreendimento irá atender à crescente demanda do setor com operações integradas aos terminais rodoviário, ferroviário e marítimo, entregando uma alta eficiência de serviços portuários para a cidade, para o estado do Paraná e para a região Centro-Sul do Brasil.
Para isso, o complexo portuário contará com uma infraestrutura que irá oferecer agilidade de carga e descarga, logística eficiente e interligações internas que reduzem o fluxo de caminhões nos terminais.
Tais fatores são de extrema importância para a atratividade e competitividade do mercado portuário e das exportações brasileiras como um todo.
Conceitos urbanos adequados
O projeto do Porto Guará foi desenvolvido com o objetivo de solucionar as principais problemáticas que abarcam os grandes portos brasileiros – em especial, os situados na região Centro-Sul do país. Com soluções técnicas para demandas logísticas e urbanas, o complexo portuário se alinha ao planejamento urbano de Paranaguá e possui medidas de melhorias para a estrutura do acesso urbano que levará ao empreendimento.
Uma das melhorias trazidas pelo projeto será a revitalização da Estrada Velha de Alexandra, atendendo a um antigo anseio da população parnanguara. Além disso, a localização estratégica do complexo, antes da área urbana do município, irá otimizar o tráfego na região.
O Porto Guará terá uma menor interferência no tráfego e no contexto urbano de Paranaguá, visto que a entrada e saída no complexo pode ocorrer sem que os caminhões adentrem o centro da cidade. Com isso, o projeto irá ampliar a capacidade de transporte de equipamentos e cargas para a região.
Nenhum comentário