Contexto histórico das operações portuárias em Paranaguá
Histórico das operações portuárias em Paranaguá
A chegada e saída de mercadorias via mar em Paranaguá acontece desde 1872, quando o Brasil ainda era Império. Desde esse período, as atividades portuárias se expandiram de Paranaguá para o município de Antonina, movimentando a geração de empregos e o turismo no estado.
No século XX, tantos os portos de Paranaguá como de Antonina foram fundamentais para o andamento do comércio internacional e de grandes movimentações econômicas no Paraná e no Brasil, em um cenário de importantes ciclos de exportação de madeira, café, erva-mate e insumos agrícolas como soja e açúcar.
Ao longo do tempo, o curso das operações portuárias possibilitou melhorias na infraestrutura do litoral paranaense, por exemplo, com a abertura de estradas (BR-277) e da ferrovia Curitiba-Paranaguá. Paralelamente, Paranaguá passou por uma expansão urbana, com o aumento do fluxo migratório e com a geração de empregos. Hoje, as atividades portuárias na região são responsáveis por grande parte da exportação de grãos (milho e soja) no Brasil.
A chegada do Porto Guará
O Porto Guará foi criado para trazer respostas para os problemas dos principais portos brasileiros, especialmente os que atendem a região Centro-Sul do país. O projeto se destaca por suas soluções técnicas para problemas logísticos e conflitos urbanos comuns nos principais portos nacionais.
Localizado na região do Imbocuí, em Paranaguá, o complexo portuário irá atender às demandas do mercado de importação e exportação a partir de uma logística altamente efetiva, conectando as cargas a seus destinos através dos modais ferroviário, rodoviário e marítimo, bem como agregando valor para a região e para os usuários, com menor impacto.
O Porto Guará não somente irá suprir as crescentes demandas do setor como também irá se destacar por seu elevado nível de serviço e eficiência operacional, seu complexo multicargas, pela geração de empregos em Paranaguá e pela alta atratividade e competitividade que irá levar para as exportações brasileiras como um todo.
Nenhum comentário