Ir para o conteúdo principal

Produção de grãos no Brasil deve crescer cerca de 25% na década

O estudo “Projeções do Agronegócio”, realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estima que a produção de grãos no País irá aumentar 24,1% na safra 2032/2033. Esse percentual é equivalente a 390 milhões de toneladas e corresponde a uma taxa de crescimento de 2,4% ao ano.

A tendência é que o algodão, a soja e o milho de segunda safra sigam expandindo o crescimento da produção de grãos no Brasil. Tais projeções apontam para um grande potencial de desenvolvimento do setor do agronegócio, principalmente em termos de produtividade.

Porto Guará e a demanda do mercado de comércio exterior

Atualmente, as operações portuárias no Paraná são responsáveis por uma grande parcela da exportação de grãos (soja e milho) do país. Nesse cenário, o complexo multicargas Porto Guará surge para atender à expansão do setor e às necessidades do mercado de exportação e importação, oferecendo uma infraestrutura moderna e uma logística mais efetiva.

Localizado na região do Imbocuí, em Paranaguá, o empreendimento irá interligar cargas e destinos através dos modais ferroviário, rodoviário e marítimo, com uma operação prevista de 24 horas por dia. O projeto prevê uma capacidade de movimentação de: 16 milhões de toneladas/ano de grãos para exportação; 2,5 milhões de toneladas/ano de grãos para importação; 4 milhões de toneladas/ano de granéis líquidos; e 9 milhões de toneladas de contêineres.


Rede Magic • Copyright © 2022