A importância do mercado portuário para a economia do país
No desempenho da economia do país, o setor portuário é responsável pela movimentação de, aproximadamente, 95% do comércio exterior brasileiro, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
Os portos e sua logística são fundamentais para possibilitar o comércio internacional e impulsionar o crescimento econômico do país, movimento que gera empregos, gira renda e atrai investimentos para o Brasil.
Crescimento do setor
No primeiro bimestre de 2024, os portos brasileiros registraram um crescimento que aponta para o aumento da atividade econômica no país. Segundo a ANTAQ, o volume de carga nos dois primeiros meses deste ano chegou a 197,8 milhões de toneladas, valor 10% maior que o registrado no mesmo período de 2023.
Grandes motivadores desse crescimento foram as cargas conteinerizadas, bem como os granéis sólidos e líquidos. A área de movimentação de contêineres cresceu 22,8% no primeiro bimestre de 2024 em comparação ao início do ano anterior. Essa movimentação tem sido observada em diversos portos do país, sendo alguns dos produtos mais movimentados o açúcar, o café, o algodão e compostos químicos.
Porto Guará no setor portuário
O projeto do Porto Guará foi desenvolvido com o objetivo de solucionar as principais demandas dos portos brasileiros, principalmente os do centro-sul do país. Em Paranaguá, o empreendimento atenderá à crescente movimentação de cargas por via marítima e manterá a capacidade do Paraná de continuar sendo um dos principais corredores de transporte portuário do Brasil.
O Porto Guará propõe não só suprir as crescentes demandas do setor, mas também oferecer um nível elevado de eficiência operacional, fundamental para a competitividade portuária e das exportações brasileiras como um todo.
Nenhum comentário