Farol das Conchas e sua relevância histórica e cultural na Ilha do Mel
O Farol das Conchas é um dos pontos turísticos mais visitados na Ilha do Mel, especialmente no verão. Com mais de 150 anos de história, esse monumento foi inaugurado em 25 de março de 1872 por ordem de Dom Pedro II, que tinha como objetivos orientar a navegação na barra da Baía de Paranaguá e contribuir para a modernização dos sistemas de sinalização utilizados na navegação comercial brasileira da época.
Aspectos históricos
A construção foi realizada por uma empresa inglesa, sob supervisão do engenheiro Zózimo Barroso, com a utilização majoritária de materiais importados da Escócia, país que naquele período tinha as tecnologias mais avançadas deste mercado.
Quando foi inaugurado, existia uma pequena casa que abrigava o operador do farol. O registro da inauguração é representado por uma placa réplica, sendo a original mantida sob responsabilidade da Capitania dos Portos de Paranaguá, órgão federal incumbido da conservação e da gestão dos sistemas de sinalização náutica.
Localizado no alto do Morro das Conchas e inserido em uma área de relevante beleza natural, o Farol das Conchas possui 18 metros de altura e é semelhante ao Farol de Itapuã, localizado em Salvador, na Bahia.
O farol desempenhou funções de controle e apoio à navegação até a década de 1950, no período posterior à Segunda Guerra Mundial. Atualmente, o acesso à sua área interna não é permitido por motivos de segurança e com o objetivo de preservar a integridade da edificação.
Relevância cultural no litoral paranaense
O Farol das Conchas pode ser avistado a partir de diversos pontos da Ilha do Mel. O local possui relevância histórica e cultural para o litoral do Paraná, estando diretamente associado ao desenvolvimento da navegação e da ocupação da região.
Tornou-se referência cultural ao servir de inspiração para o filme A ostra e o vento, que contou com a participação de atores como Lima Duarte, Leandra Leal, Deborah Bloch, Fernando Torres e Floriano Peixoto.
Acesso ao Farol das Conchas
O acesso ao local pode ser realizado por caminhada de aproximadamente 10 minutos a partir do trapiche de Nova Brasília ou por meio de uma trilha com início em Encantadas, com duração média de duas horas. O percurso é classificado como de dificuldade leve a moderada. Os cerca de 150 degraus que ligam a base do morro ao farol conduzem a um dos pontos de observação mais elevados e panorâmicos da Ilha do Mel.

Nenhum comentário